[RESUMO] Série da Apple TV+ dirigida por Alfonso Cuarón e protagonizada por Cate Blanchett sacrifica a complexidade do enredo em nome de uma moral política maniqueísta, sustenta o autortiger jogo, inscrevendo-se em um conjunto de representações culturais recentes que confundem a crítica a traços opressores da masculinidade tradicional com a asfixia de meninos e homens jovens por meio do sentimento de culpa e da falta de perspectivas. O texto contém spoilers da série.
Em janeiro de 2018, as mulheres que fundaram a organização Time's Up foram entrevistadas por Oprah Winfrey. A certa altura, Oprah mostra um tuíte de Dylan Farrow, filha adotiva de Woody Allen, que acusava o pai de a ter molestado sexualmente quando criança. Farrow demandava que o movimento "mudasse as coisas inequivocamente". Oprah pergunta: "O que vocês diriam para ela?". Natalie Portman declara: "Acredito em Dylan".
Oprah cumpre o dever jornalístico e observa que Allen sofrera duas investigações, ao fim das quais nenhuma acusação contra ele prosperara. Mas acrescenta: "Entretanto, as questões mais amplas permanecem". A atriz America Ferrera comenta: "Acho que uma grande parte disso é sobre mudar não apenas as regras escritas, mas também as não escritas".
ZA9BET - Mais Confiável do Brasil - Cassino Online SeguroNa Ona a segurança é garantida — 18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET, você se diverte como os grandes nomes... Woody Allen no Festival de Veneza em 2023 - Tiziana Fabi - 4.set.23/AFP jogo da federal do jogo do bicho de hojeEssas formulações são um dos principais marcos da ruptura epistêmica instaurada pelo movimento MeToo e suas derivações. A primeira formulação vai contra o princípio segundo o qual a busca pela verdade deve recorrer aos procedimentos consagrados, seja pela filosofia, pela ciência, pelo direito ou pelo jornalismo: investigação, apuração, levantamento de evidências, competição entre argumentos etc.
Woody Allen foi investigado, submetido aos procedimentos epistêmicos consagrados e inocentado. Desde então, nenhum fato novo que pudesse conduzir a uma reavaliação do processo surgiu, mas a própria justiça procedimental estava sendo revogada. Doravante, o epistêmico seria subordinado ao político.
Não importava, portanto, que a submissão ao político, ignorando toda a dimensão procedimental que teoricamente visa a minimizar o risco de se cometerem injustiças, pudesse eventualmente sacrificar a verdade. A verdade tornava-se ela mesma política.
jogo do tigreA segunda formulação, de America Ferrera, consagrava o movimento social como um poder autorizado a se sobrepor e até a ignorar o poder da justiça institucional. Se as investigações contra Allen —as "regras escritas"— não puderam culpá-lo e puni-lo, que a disputa narrativa social o fizesse.
Pronto, estava moralmente autorizada a era dos cancelamentos e julgamentos sumários, que vigorou por toda a última década, desde o final do ano de 2013 (o desastrado e desastroso tuíte de Justine Sacco, em dezembro daquele ano, me parece ser o marco inicial).
Por mais que a serviço de uma verdade histórica ampla e irrefutável —as violências sofridas pelas mulheres—, essa coalescência entre episteme e política é de difícil digestão para estômagos kantianos, rawlsianos ou democratas liberais avessos à justiça utilitária. Eu mesmo, à época, embora reconhecendo as razões justíssimas do pleito, critiquei a gambiarra, então consagradatiger jogo, no Brasil, pela máxima "a vítima tem sempre razão".