Apoiadores de Donald Trump começaram a se concentrar ainda na madrugada deste domingo (19) nos arredores do Capital One Arenajogo do tigre 777 bet, estádio onde o republicano faria um comício apenas à tarde, a despeito da previsão de forte nevasca, chuva e frio.
Faltando uma hora para o início do evento, marcado para a véspera da posse oficial do presidente eleito dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20), a fila atravessava mais de seis quarteirões. O esforço vale a pena, disse Avery Pereira, 40, que saiu de Nova York para assistir ao "maior presidente da história". "Faremos qualquer coisa para vê-lo", afirmou.
Trump começou a falar depois de alguns aliados discursarem —entre eles estava o seu assessor especial Stephen Miller, um dos defensores do endurecimento da política de imigração. Seu pronunciamento abordou muitas das suas bandeiras de campanha.
Saques Imediatos via Pix - Experiência única de cassino
"Amanhã, às 12h, a cortina se fecha sobre quatro longos anos de declínio americano, e começamos um novo dia de força, prosperidade, dignidade e orgulho", afirmou Trump. "Vamos dar a vocês o melhor primeiro dia de governo que os EUA já viram", acrescentou com seu típico tom hiperbólico.
Trump enfatizou que a rede social Tik Tok voltou a funcionar no país ainda neste domingo, após ficar fora do ar por algumas horas. Uma lei aprovada no ano passado previa que a plataforma saísse do ar neste fim de semana, mas o republicano costurou um acordo com a empresa que permitiu que ela voltasse a funcionar. "Eu gosto do Tik Tok", afirmou. O presidente eleito já havia afirmado no passado que a rede social o tinha ajudado a vencer as eleições.
Ele também enalteceu mais uma vez Elon Musk —o bilionário, que nos últimos vezes se tornou o mais influente conselheiro do político, fez uma breve aparição no palco ao final do discurso na qual repetiu o slogan trumpista, "façam os EUA grandiosos novamente", que de tão frequente que seu acrônimo deu nome ao movimento ligado a Trump, MAGA.
Atendimento ao Cliente—Registre-se na ZA9BET™, 100% Autorizada Para Operar Durante Período de Transição! Vem Para ZA9BET™, Regulada Pelo Governo Para Operar Durante Período de Transição! Atendimento ao Cliente."Cada ordem executiva radical e tola da administração Biden será revogada em poucas horas quando eu assumir o cargo. Vocês vão se divertir muito assistindo à televisão amanhã", prosseguiu o republicano. Ele fazia referência aos decretos emitidos pelo democrata nas últimas semanas.
Seus aliados esperam que ele assine mais de cem ordens executivas nesta segunda, incluindo a revogação de decretos de Biden que garantem direitos de pessoas transgêneros. Também deve derrubar medidas que incentivam a energia limpa —ele quer investir em combustíveis fósseis.
O presidente eleito ainda disse que fechará a fronteira com o México e indicou que deve perdoar os acusados pela invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 ainda no seu primeiro dia de governo. "Vocês vão ficar muito felizes com a minha decisão sobre os reféns [como ele se refere aos invasores] do J6 [sigla para o 6 de janeiro]."
E tentou ficar com os créditos pelo acordo de cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza.
Trump concluiu o comício dançando a música "YMCA", hino não oficial de sua campanha, cantada ao vivo pela banda Village People no estádio.
Às 16h30, quando o comício já tinha começado e os portões do estádio estavam fechados, milhares de pessoas continuavam a se aglomerar sob grossos flocos de neve em frente ao local na expectativa de conseguir um lugar lá dentro. A temperatura estava em torno de 0ºC àquela altura.
O esforço dá uma ideia da invasão de apoiadores de Trump que tomou Washington nos dias que antecedem a cerimônia de juramento do republicano, quando ele efetivamente toma posse.
A fila tinha gente de vários estados: Carolina do Norte, Kansas, Texas. O estádio atingiu a capacidade máxima de 20 mil pessoas. Um telão foi instalado na frente dele para que quem estava do lado de fora pudesse acompanhar o que acontecia lá dentro.

Alguns deputados brasileiros que estão em Washington para a posse tentaram entrar no comício, mas ficaram de fora. Um deles foi o próprio Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Jair Bolsonaro (PL), que foi convidado para algumas das cerimônias relacionadas às comemorações do republicano com entrada restrita.
O presidente eleito precisou fazer mudanças de última hora na programação da posse em razão da previsão de temperaturas negativas e muito vento. O juramento e o discurso à nação, que seriam feitos em uma área aberta do Capitólio, foram transferidos para a parte interna do Congresso.
Do lado de fora já havia uma estrutura montada, com arquibancadas e cadeiras por toda a parte. A mudança no local diminui consideravelmente a capacidade para convidados. A Rotunda do Capitólio só tem espaço para 600 pessoas. Segundo assessores de Trump, até mesmo pessoas que doaram altas quantias de dinheiro para a posse ficarão de fora da cerimônia.
No lugar do desfile que ele faria, o presidente eleito pediu que os apoiadores se concentrassem no Capitol One Arena, que tampouco tem espaço suficiente para receber o volume de pessoas que emitiram tíquetes para acompanhar a cerimônia.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Donald Trump Eleições nos EUA 2024 Estados Unidos Partido Republicano sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/01/apoiadores-enfrentam-neve-e-temperatura-de-0oc-para-ouvir-trump-em-comicio-antes-de-posse.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês lá fora


Previdência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria


Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa


Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista


Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável


Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online


Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas


Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas


Prefeitura de São Paulo amplia frota sustentável para coleta de lixo


Atacadão expande lojas e fica mais perto dos grandes centros urbanos


Setor elétrico investe para ter redes mais resilientes


Cinco anos de ações e trabalho em Maceió
jogo do tigre

Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe


Ainda cercada de tabus, a menopausa provoca intensas transformações na vida da mulher


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Trump elogia TikTok e promete derrubar 039;ordens radicais039; de Biden em comício pré-posseMusk fez breve aparição no evento, que terminou com republicano dançando ao som de 039;YMCA039;
19.jan.2025 às 20h20
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo vê desgaste entre autônomos com crise do Pix e prepara contraofensiva de olho em popularidadePlanalto quer campanha com foco em empreendedores, segmento com o qual bolsonarismo tem bom diálogo
19.jan.2025 às 12h46
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Reféns começam a ser libertados pelo Hamas após início de cessar-fogoImagens mostram as israelenses chegando a uma praça no centro da Cidade de Gaza e sendo entregues à Cruz Vermelha
19.jan.2025 às 11h19Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500
O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok